O Futuro Invisível dos Data Centers Nunca Foi Tão Claro

O Futuro Invisível dos Data Centers Nunca Foi Tão Claro

Quando companhias admitem esquecer a existência da tecnologia que suporta a infraestrutura de TI das organizações, é um exemplo de descuido positivo. Porque, fazendo uma analogia, assim como um bom garçom, a infraestrutura de TI que está fazendo seu trabalho não deve ser realmente notada, em vez disso deve rodar integrada em segundo plano, para chamar a atenção apenas quando há algum tipo de interrupção na operação.

Esta é a razão pela qual identificar as soluções mais resilientes, transformadoras e robustas que possam manter sistemas críticos rodando 24/7 se tornou o Santo Graal para muitas empresas na busca incessante pela otimização da eficiência. Isso anuncia uma nova era para o ambiente de data center – no limiar da infraestrutura totalmente invisível.

Em um curto espaço de tempo, essa abordagem radical tornou-se a solução para mais de 1.700 empresas multissetoriais, desde bancos, companhias aéreas e organizações imobiliárias até um dos maiores clubes de saúde privados do mundo. Todos estão colhendo os benefícios de uma rede configurável e escalável que pode evoluir de forma integrada às necessidades do negócio, moldar novos modelos de negócio e explorar novas formas de trabalhar.

A abordagem de arquitetura conhecida como web-scale está nos serviços em nuvem globais do Google, Amazon e Facebook, os quais, em sua missão para entregar serviços de TI para milhões, perceberam que teriam de criar sua própria infraestrutura de TI definida por software, altamente escalável e resiliente, em vez de confiar em soluções proprietárias mais caras e restritivas e hardware customizado.

À medida em que os benefícios da nova abordagem se tornaram mais conhecidos, ela foi levada para as massas com soluções acessíveis e adaptadas para atender às demandas do negócio. É um processo que começou com o lançamento emblemático da arquitetura hiperconvergente centrada em software seis anos atrás. Integrando computação e armazenamento em uma solução única, foi o primeiro grande marco na jornada rumo à invisibilidade do data center com o servidor escondido pela primeira vez e a arquitetura SAN em três camadas eliminada.

Um diferencial central estabelecido desde o início e que permanece como um grande atrativo é a habilidade de transformar o normalmente complexo processo de expansão da rede em um modelo "pague à medida que cresce" escalável e fácil de usar. Aqui, a capacidade e o desempenho podem ser melhorados simplesmente acrescentando nós adicionais sem necessidade de substituir ou fazer upgrade nos servidores existentes, e tudo em questão de minutos, em vez dos muitos dias que a arquitetura tradicional levaria.

Na verdade, o caminho para uma solução ainda mais versátil para anular as restrições que vêm com um fornecedor proprietário vai mais além, exacerbando a adoção multi-hipervisor que prospera em uma rede de complexidade reduzida, com soluções concorrentes levando a uma maior mercantilização neste mercado.

Para a diversidade de ambientes operacionais, a maior agilidade é uma das características definidoras, levando não só à significativa redução de custos e ao ganho de eficiência, mas também a novas entregas de serviços e maneiras de trabalhar como resultado.

Uma nova era em uma organização está sendo criada, cuja herança remonta a 1908, enquanto ela passa do foco em um ambiente físico para um jeito mais mobile de trabalhar, à medida que os clientes ganham acesso virtual aos serviços bancários enquanto a equipe trabalha em movimento via notebook e solução de desktop virtual.

Um exemplo é o clube de saúde britânico Fitness First, onde está em jogo o corte de custos tendo substituído o complexo e caro ambiente de dados legado com uma nuvem híbrida usando uma infraestrutura convergente. A medida proporcionou que centenas de servidores fossem reduzidos para apenas dois racks de armazenamento e servidores hiperconvergentes, gerando economia de custos e de espaço e levando a uma flexibilidade muito maior. O resultado é um negócio muito melhor posicionado para responder ao nível de demanda de TI escalável alinhada ao crescimento, que cresceu de um único clube em Londres em 1993 para uma rede que hoje tem 1 milhão de membros e 370 clubes em 16 países.

Um futuro invisível nunca foi tão claro.

Fonte:  ComputerWorld