Backup Gerenciado: A Solução Para Proteger Seus Dados

Backup Gerenciado: A Solução Para Proteger Seus Dados

O backup gerenciado é uma das melhores soluções de cópia de segurança de dados do mercado. Ela permite não só a configuração exata dos procedimentos de armazenamento seguro, como também o acompanhamento de todos os processos por meio de auditorias.

Os desafios para a cibersegurança, especialmente no cenário nacional que é, carente de mão de obra qualificada, são muitos. Mas a adoção de ferramentas eficientes ajuda a garantir a segurança de seus parceiros. Gerando assim, mais praticidade ao prestador de serviços de TI e ganho de confiança dos clientes.

 

O que é backup gerenciado?

O backup gerenciado é uma das soluções de cibersegurança ofertadas por prestadores de serviços de TI ou Managed Services Providers (MSPs). Este recurso permite que o backup e a restauração sejam programados de acordo com as necessidades de cada empresa, geralmente, no modelo Software as a Service (SaaS).

Todo esse processo é feito por um profissional qualificado, que fica responsável pela gestão do sistema. Na configuração inicial da ferramenta, o profissional precisa ajustar o tipo de procedimento a ser realizado (backup completo, incremental, diferencial, etc. ), estabelecer quais são as janelas de backup — o tempo entre cada operação —, além do período de retenção dos dados, a volumetria e outras questões de compliance, como o tipo de criptografia utilizada.

 

Quais são as vantagens do backup gerenciado?

Para as empresas, uma das maiores vantagens é a redução dos custos. Ter uma plataforma de gerenciamento de backup em nuvem faz com que os gastos com infraestrutura sejam reduzidos. Além disso, o cliente paga apenas pelo volume de dados utilizados mensalmente, geralmente em modelo de cobrança recorrente.

Outro benefício é que as empresas ganham mais autonomia. Ao contratar um prestador de serviços especializado em cibersegurança, os profissionais da companhia ganham mais liberdade para focar em outras tarefas importantes do negócio.

Para além da automatização do processo, um backup gerenciado possui outras vantagens. Uma delas é a possibilidade de auditoria dos procedimentos. Quando a ferramenta de gerenciamento de backup é eficiente, permite ao prestador a elaboração de relatórios constantes para monitoramento e gerenciamento dos dados.

Além disso, os arquivos são armazenados offsite, utilizando tecnologias de cloud computing, ou seja, trata-se de um backup gerenciado em nuvem. Isso permite uma camada extra de proteção graças à criptografia desse ambiente. Tanto a criptografia local quanto a de dados em trânsito auxiliam na proteção das informações.

 

O backup gerenciado em nuvem permite maior segurança graças à criptografia integrada.

 

Uma plataforma eficiente de gerenciamento de backup permite que o cliente acompanhe todos os processos por meio de relatórios automáticos, além de tornar o método de auditoria mais rápido e eficiente. Assim, seus clientes têm acesso às informações sempre que desejarem, seja para o trabalho de rotina ou para a recuperação de dados.

 

Qual a forma mais segura de backup?

Uma das formas mais seguras para o armazenamento dos dados é a nuvem. Como já citamos, ela possibilita cumprir uma série de requisitos de compliance, possui criptografia, além de permitir a continuidade de operações de negócios de todos os tipos.

Por maiores que sejam os benefícios de qualquer forma de cópia de segurança, ela só será efetiva se fizer parte de uma estratégia de backup completa, como a Backup 3-2-1, que defende que:

 

• Pelo menos três cópias dos dados devem existir;
• As cópias precisam ser feitas em, pelo menos, duas mídias diferentes;
• Ao menos uma dessas mídias precisa estar em local seguro, longe da origem.

 

Essa estratégia exemplifica bem um ditado comum no mundo da TI: “quem só tem um backup, não tem nenhum”. Afinal de contas, as cópias de segurança servem para proteger os dados em casos de imprevisto, perda, corrupção ou sequestro das informações. Algo que pode acontecer com qualquer volume de dados.

Quanto aos tipos de armazenamento, a escolha deve ser pensada levando em consideração a infraestrutura do negócio. Além de replicar os dados para a nuvem, existem outras opções que podem servir como segundo dispositivo:


• Backup local utilizando servidor com tecnologia RAID;
• Backup local em NAS;
• Backup em fita.


Então, podemos concluir que a forma mais segura de backup é aquela que utiliza uma estratégia inteligente, com o uso de mais de um recurso para garantir a segurança dos dados.


Por que usar backup em nuvem?

Uma das maiores vantagens do backup em nuvem é aumentar a segurança da informação de instituições, independentemente do porte. Seu potencial de escalabilidade e flexibilidade permite que o armazenamento de dados seja efetivo, sendo qual for o volume produzido pela empresa.

Isso porque o cloud backup é a cópia de segurança das informações para um servidor offsite, por meio da rede. Se as operações de um negócio aumentam, não será preciso pensar na aquisição de novos servidores dedicados e equipamentos locais.

 

O uso de um serviço de backup gerenciado permite economizar com equipamentos.

 

Além disso, a disponibilidade é outro componente forte do backup em nuvem. Os arquivos dispostos no ambiente cloud podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer dispositivo. Basta ter conexão com internet e você terá em mãos a versão mais atual da informação necessária para o trabalho.

Esse quesito também ajuda as empresas a cumprirem com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Ela defende o direito de acesso das informações coletadas por qualquer titular. E mais, quando armazenados em nuvem, esses dados são criptografados, outro critério-chave para o resguardo das informações perante a norma.

Proteger os dados é um dos maiores desafios ultimamente, já que é crescente o número de ataques ransomware (sequestro de dados). Até mesmo práticas antigas, como o phishing, ataques feitos por e-mail, cresceram mais de 220% no ano de 2022 no Brasil. Quem não aposta em soluções de cibersegurança pode pagar um preço muito alto pela negligência.

 

Fonte: Safety Backup - Seus Dados Mais Seguros